sexta-feira, 10 de março de 2017

SAIU O VENCEDOR DO 1º DESAFIO DO BLOG DOS PISCIANOS!


É o Rodrigo V. Santos, do Estado do Rio de Janeiro! Parabéns!




Ele nos respondeu pelo chat do Facebook:






A explicação dos versos do enigma:

Para quem gosta de mistérios, curte histórias de caça ao tesouro ou perseguição de pistas como A Lenda do Tesouro Perdido, O Código Da Vinci ou Os Caçadores da Arca Perdida, a solução de enigmas como o proposto em nosso desafio é fascinante. E como um enigma desse tipo deve ser resolvido? Bem, vejamos a revelação do nosso exemplo passo a passo.

Um enigma assim costuma ter um ou dois versos-chave, pois é através deles (que contêm informações mais relevantes) que vamos puxando o fio e desenrolando toda a meada até chegarmos à solução. Os demais versos servem de comprovação de que estamos no caminho certo.

No caso de nosso enigma, tínhamos um verso-chave principal:


Onde o colosso afundado surgiu.


... e outro verso-chave secundário, ou auxiliar:


O peixe de Gentileza, eu juro!


No caso, o verso-chave era secundário, pois, apesar de ele conter uma informação importante, ela só poderia ser desvendada depois de o principal ser resolvido.

Então, vamos lá:

"Onde o colosso afundado surgiu" refere-se ao colossal transatlântico Titanic, que, como todos sabem, naufragou. E onde ele surgiu? Seguindo essa trilha, numa rápida busca no Google, podemos descobrir que ele foi construído pelos estaleiros da Harland and Wolff em Belfast. Então, encontramos o nome de uma cidade e checamos os outros versos, para ver se bate:


E grande ao sol do Norte brilha,
Na cidade da gigantesca ilha
Onde o colosso afundado surgiu.


Bate! Belfast é a capital da Irlanda do Norte, que fica em uma gigantesca ilha, no hemisfério Norte!

Neste ponto, sabendo que o peixe é grande e está fora d'água porque brilha ao sol, bastaria fazer uma busca no Google pelas palavras "Belfast", "grande" e "peixe". Se nada de útil retornasse, o jeito era conferir os outros versos. Aí, um dos caminhos possíveis seria o verso-chave secundário. Nele, algo chama atenção: por que a palavra "gentileza" foi colocada propositalmente com letra maiúscula? Isso indica uma pista. Só pode ser porque deve ser um nome próprio de pessoa ou lugar. Mas, suspeitamos que o "peixe" que queremos encontrar fica em Belfast, não é? Lá não se fala português, e sim, inglês. Então, que tal colocarmos os versos no Google tradutor para os traduzirmos para o inglês?

Ao fazermos isso, descobrimos que a pista "Gentileza" vira "Kindness". Buscamos de novo por "peixe", "Belfast" e "Kindness" e... encontramos a resposta: o Big Fish (Peixe Grande)!






Então, é hora de checarmos se os demais versos batem, para termos certeza de que solucionamos o enigma.

Pesquisando sobre o Big Fish na internet, descobrimos que trata-se da escultura de um grande peixe em mosaico encomendada a John Kindness (Gentileza), um artista que trabalha com cerâmica...


O peixe de Gentileza, eu juro!
Dos cacos nasceu com arte,
Notável é, mas nada sutil.


... para comemorar a recuperação do rio Lagan...


E dá vivas: o rio é limpo agora!


Ao pesquisarmos, ficamos sabendo que Big Fish é um monumento que contém uma cápsula do tempo:


Engoliu coisa para o futuro


E descobrimos também que as crianças das escolas de Belfast contribuíram com desenhos que contam a história da cidade e também relembram uma lenda local. Os desenhos foram passados para as placas de cerâmica que revestem a obra. O peixe da escultura é um salmão, pois uma antiga lenda diz que certa vez um salmão foi encontrado naquele trecho do rio, justo onde se encontra o monumento, sendo que naquele rio nunca houve salmões. 


As crianças ajudaram em parte
Lenda e história rememora.






Esse foi apenas um dos muitos caminhos que podiam ser seguidos para a solução do enigma.


A solução do Rodrigo V. Santos, o grande vencedor do nosso desafio:

Rodrigo contou para nós que ele chegou à resposta certa de uma maneira que achamos muito inteligente e mais rápida: pelos versos ele soube que tinha que procurar por uma ilha no Hemisfério Norte. Então, ficou entre Manhattan e a Grã-Bretanha. Depois, concluindo que devia ser um monumento por ser um pokespot e que o monumento continha uma "cápsula do tempo" ("Engoliu coisa para o futuro"), ele buscou em inglês no Google por "monumento", "cápsula do tempo" e "mosaico" ("Dos cacos nasceu com arte") com peixes nesses lugares. Então, quando chegou ao Big Fish na Wikipédia, pôde comprovar que todos os versos batiam, inclusive o das crianças, que parecia meio obscuro no começo.

Nosso enigma inteiro, para você conferir:

O peixe de Gentileza, eu juro!
Engoliu coisa para o futuro
E grande ao sol do Norte brilha,
Na cidade da gigantesca ilha
Onde o colosso afundado surgiu.

As crianças ajudaram em parte,
Dos cacos nasceu com arte,
Lenda e história rememora.
E dá vivas: o rio é limpo agora!
Notável é, mas nada sutil.







Um comentário: